Em e-mail lido pelo Business Insider, diretor do Google teria dito que todos precisam estar “totalmente comprometidos” e focados em usar IA
Compartilhe esta matéria
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Google
O Google está oferecendo pacotes de demissão voluntária para parte de seus funcionários nos Estados Unidos. Esses pacotes são para quem trabalha na Global Business Organization (GBO), divisão da empresa responsável por áreas de negócios, como vendas e soluções corporativas.
O aviso veio por e-mail, numa mensagem enviada pelo diretor de negócios, Philipp Schindler, a qual o Business Insider teve acesso. O e-mail dizia que a empresa teve bom desempenho em 2025, mas que o momento atual exigia dedicação total e o uso intenso de inteligência artificial (IA) nas tarefas diárias.
Todos precisam estar ‘totalmente comprometidos’ e focados em usar IA, teria dito diretor do Google
Num “programa de saída voluntária”, a empresa basicamente oferece uma compensação financeira (indenização) para que o funcionário escolha sair por conta própria.
No e-mail, Schindler teria dito que o momento atual do mercado é “dinâmico” e o ritmo é “elétrico”. Ele afirmou que todos na equipe precisam estar “totalmente comprometidos” com a missão da empresa. E focados em adotar IA.
O pacote de demissão voluntária é voltado para funcionários de equipes de soluções, vendas e desenvolvimento corporativo. E, até o que se sabe, vale apenas para cargos nos Estados Unidos (o Olhar Digital perguntou ao Google se também vale para o Brasil – até a publicação desta matéria, a empresa tinha informado que iria apurar o assunto).
Para não prejudicar o atendimento aos clientes, o Google excluiu as equipes que lidam diretamente com o público, como os times de grandes vendas a clientes, deste pacote de demissões.
Essa não é a primeira vez que o Google toma esse tipo de iniciativa. Ofertas semelhantes foram feitas em junho de 2025 (durante a exigência de volta ao trabalho presencial) e em outubro (numa reorganização do YouTube).
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.









