O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, participou na noite desta quinta-feira (12/2), na sede do Lions Clube, da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural para o triênio 2026/2028. O ato marcou o início da gestão de Jônatas Lima Galadinovic, produtor rural e engenheiro agrônomo eleito por unanimidade para presidir a entidade. Para o chefe do Executivo, a renovação da diretoria fortalece o elo entre o poder público e o setor produtivo, motor da economia local.
Benassi enfatiza que o sindicato atua como um parceiro estratégico na capacitação do homem do campo. “O sindicato é um elo em que apoia o produtor, assessora, treina, capacita para que tanto grande quanto pequeno possa produzir”, afirma o prefeito. Ele também fez questão de reconhecer o legado da administração anterior, comandada por Luiz Carlos Moia, que, segundo Benassi, “já deu uma grande alavancada no sindicato”.
INTEGRAÇÃO
A relação estreita entre a gestão municipal e o Sindicato Rural foi um dos pontos altos do discurso de Benassi. O prefeito projeta um ciclo de evolução contínua para o setor nos próximos três anos. “O sindicato participa também do poder público, ele é uma entidade importante dentro do município e ele ajuda no desenvolvimento. Então eu tenho certeza que nós vamos crescer muito nessa gestão”, pontua.
O novo presidente, Jônatas Galadinovic, retribuiu o aceno de Benassi, destacando que a proximidade com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores é essencial para avanços em projetos e eventos previstos pela entidade sindical. “É com muita satisfação que a gente assume essa missão, trazendo mais informação para o produtor, fortalecer o nosso associado, buscar mais parceria com as entidades relacionadas ao meio”, declara Jônatas, que tem como meta dobrar o número de sócios e ampliar a oferta de cursos técnicos.
APOIO ESTADUAL
A solenidade também contou com o aval de lideranças estaduais do agronegócio, que reforçaram o coro de apoio à nova gestão e à parceria com o município. Vilmondes Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), destaca a coesão do grupo colidense. “Vocês são muito unidos, eu vejo aqui uma diferença que além de vocês terem uma excelente região, uma região muito produtiva, vocês são pessoas que realmente são comprometidas”, elogia Tomain.
Marcelo Lupatini, superintendente do Senar-MT, elogia a renovação geracional representada por Jônatas. “Nós vemos um jovem como o Jônatas e essa diretoria do sindicato que vem assumir uma diretoria muito nova, a molecada que tem todo o respeito dos produtores aqui da região querendo mostrar serviço”, observa Lupatini, colocando a estrutura do Senar à disposição para novos treinamentos.
A nova diretoria já inicia os trabalhos com o foco no Show Rural Colíder 2026, lançado nesta quinta-feira e marcado para abril, e na manutenção de projetos sociais de relevância, como a equoterapia e o Mutirão Rural, iniciativas que contam com o suporte logístico e institucional da gestão do prefeito Rodrigo Benassi.









