Escritório em Bengaluru será hub para startups e desenvolvedores usarem modelos do Claude em soluções locais
Compartilhe esta matéria
Tudo sobre Inteligência Artificial
O CEO e cofundador da Anthropic, Dario Amodei, está na Índia para expandir a presença da empresa em seu segundo maior mercado, atrás apenas dos EUA.
Segundo o TechCrunch, Amodei planeja abrir um escritório em Bengaluru e está em negociações com a Reliance Industries, conglomerado de Mukesh Ambani, para levar o seu assistente de IA, o Claude, ao público indiano.
O movimento da Anthropic reforça a postura da startup em competir com a OpenAI, que também demonstrou interesse em expandir sua atuação no mercado indiano.

Claude em alta na Índia
- Durante a viagem, Amodei também deve se reunir com o primeiro-ministro Narendra Modi e altos funcionários do governo em Nova Déli, além de realizar encontros com investidores e startups locais.
- O novo escritório da Anthropic será anunciado oficialmente na quinta-feira, acompanhado pelos executivos Guillaume Princen e Daniel Delaney, em um evento voltado a desenvolvedores e empresas de tecnologia.
- A Índia é hoje o segundo maior mercado de tráfego do Claude, e o aplicativo da Anthropic registrou crescimento de 48% nos downloads e alta de 572% nos gastos de consumidores no país em setembro.
Leia Mais:

Corrida da IA se expande para mais regiões
Esse avanço reflete o interesse crescente por soluções de IA generativa, em meio a uma corrida local que também envolve OpenAI e Perplexity, ambas buscando parcerias com grandes operadoras e conglomerados.
A possível aliança com a Reliance pode marcar um passo decisivo na expansão global da Anthropic, fortalecendo sua posição no mercado corporativo e de desenvolvedores em um dos ecossistemas digitais mais dinâmicos do mundo.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.










